Calendário de Eventos Mucugê 2019 na Chapada Diamantina

Confira o calendário de eventos de Mucugê no ano de 2019

 

Janeiro

- 06 a 20 - Festa de Reis - Reis de Bois: Danças e cantos pelas ruas da cidade, com pessoas vestidas de animais guiadas pelo boi.

Março

- 01 a 06 Carnaval de rua - festa tradicional com blocos e marchinhas de carnaval, carnaval perfeito para toda a família.

Abril

- 18 a 21 Semana Santa - Lamentação das Almas - Durante a quaresma, acontecem os blocos de encomendação das almas. Desfile de homens e mulheres pelas ruas da cidade, envoltos em lençóis brancos, até o cemitério bizantino, onde entoam cantos fúnebres (foto*). 



Maio

- Data móvel - Novenas à Virgem Maria

- 17 -  Aniversário da cidade - Desfile cívico e Festa Dançante 

Junho

- 01 a 13 - Festa do dia de Santo Antônio - Novenas diárias

- 15 a 24 - Festas São João Batista - Moradores enfeitam as fachadas de suas casas e organizam uma fogueira. No dia 24 é celebrada uma missa solene, onde é escolhida a comissão dos festejos do ano seguinte. 


Setembro

- Festa da Primavera

- Desfile Cívico

- 06 a 08 - Desafio Mucugê: o evento chega a sua 7° edição e acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de Setembro de 2019 no município de Mucugê, Chapada Diamantina, Bahia. O evento esportivo de Mountain Bike promete levar à região os atletas de vários estados do Brasil.Na edição 2019, o Desafio Mucugê acontecerá em duas etapas. No sábado, 07 de setembro, uma prova no formato Short Track, onde terá a largada no centro histórico de Mucugê. Já no domingo, 08 de setembro, a prova será no formato XCM, maratona que faz parte do Campeonato Baiano de Ciclismo na região 03 e soma ponto para o ranking nacional maratona XCM1.O Desafio Mucugê promete ser uma das etapas mais movimentadas da temporada de Mountain Bike 2019 no estado da Bahia. A prova possui dois percursos: PRÓ 90 km e SPORT 45 km de percurso: trechos técnicos, com single-tracks, subidas e descidas frenéticas que vão mexer com a adrenalina dos competidores. A prova será realizada no estilo XCM e irá levar os atletas para onde anualmente acontecia a maior ultra maratona de mountain bike da América Latina, o Brasil Ride.

Outubro

- III Festival de Forró da Chapada Diamantina: Além da programação musical de nomes mais conhecidos do ritmo, o festival dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem. No local, estes novos artistas vão divulgar seus trabalhos para um público mais específico e seleto, formador de opinião, provenientes de diferentes localidades do Brasil.
O Festival de Forró da Chapada estimula a produção, criação, inovação e renovação musical dentro do forró, contribuindo para a conquista do mercado de trabalho, ampliando a divulgação dos artistas e difundindo o movimento.
A ideia é manter o compromisso com as raízes culturais; promovendo intercâmbio musical entre todas as gerações participantes, de diferentes estados brasileiros e entre músicos já consagrados, cantores, compositores, produtores, empresários, técnicos, estudiosos, comunicadores e amantes do forró.

Novembro

- 02 - Dia de Finados - Visita ao Cemitério Santa Isabel.

 

 

*fonte: Prefeitura de Mucugê , Guia da Chapada Diamantina e Embratur